Arquivo do blog

domingo, 31 de março de 2013

Usar Flash nas fotografias?





Fotografias com flash particularmente não me agradam, as fotos ficam forçadas, pálidas e sem vida, observe ao fotografar uma pessoa numa festa durante a noite, primeiro plano fica iluminado (a pessoa que será fotografada) em excesso enquanto o segundo plano (o fundo) fica escuro e pode até mesmo “desaparecer” da fotografia. Agora imagine outra situação em que não exista o primeiro plano, como por exemplo, ao fotografar uma paisagem ou uma rua durante a noite, o flash não conseguirá iluminar todo o fundo, então sua fotografia estará perdida? E mesmo em situações como numa festa que eu citei anteriormente, você quer que as pessoas que fotografadas fiquem parecendo uns cadáveres brancos? Como flash desligado as sombras ficam mais com suaves, e com uma luz natural muito mais nítida conseguindo captar toda a luminosidade do ambiente deixando suas fotos muito mais bonitas, a “chave” dessa questão chama-se luz! E a luz é o maior desafio para todos que gostam de fotografar e dificilmente ela estará perfeita, então vamos à algumas dicas simples para fotografar sem o uso de flash:
. Procurar luz, se for em uma casa, ficar próximo a janelas ou  varandas, por exemplo pode fornecer uma luminosidade para que você consiga fotografar;
. Porém se essa situação não se aplicar, uma dica é aumentar a sensibilidade (ISO), aumentando o ISO a câmera “puxa” a luminosidade do ambiente deixando as fotos mais claras, a regra é, quanto mais alto for o ISO mais iluminadas ficaram suas fotografias, porém o ISO muito alto deixará as fotos granuladas, com pequenos pontos comprometendo a qualidade, então o segredo é equilibrar a sensibilidade em um número que permita uma boa iluminação das fotos sem comprometer a definição, o que de maneira geral fica no ISO 800.
. A sensibilidade também serve para estabilizar as imagens, fotografar durante a noite sem flash podem deixar suas fotos tremidas, então quanto mais alto o ISO mais a câmera terá a capacidade de reter imagens em movimento sem deixá-las tremidas, porém a qualidade das fotos acaba como já falei anteriormente, isso pode ser resolvido com o uso de um tripé ou mesmo segurando a câmera firmemente com os braços rentes ao corpo, ou você pode se apoiar numa mesa ou em uma parede.
Essas foram umas dicas básicas para fotografar a noite sem o uso do flash e com qualidade, se sua Câmera for uma DSLR você pode utilizar uma lenta mais “clara” e baixar a velocidade do obturador para no mínimo 1/30 por segundo. Por fim devemos levar em consideração também que em determinados ambientes o uso do flash pode ser inconveniente, como em um restaurante ou até mesmo proibido, caso de teatros, então é isso galera, até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário