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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os Tipos de Luz



Nesse post vou falar rapidamente sobre um dos fatores fundamentais da fotografia: a luz. É ela a responsável por decorar, dar emoção e ambientar uma imagem. Um fotógrafo pode encontrar em momentos aparentemente irrelevantes uma ótima oportunidade para tirar uma foto, sejam crianças brincando no parque, um cachorro, pessoas atravessando a faixa de pedestre ou um trânsito caótico. A luz é quem revela esses momentos, exprimindo força, calor, mistério, energia, romantismo. Não existe uma regra definida para dizermos em qual momento do dia a luz encontra-se de maneira mais favorável para registrarmos uma imagem, porém dependendo do que queremos passar com a nossa fotografia algumas dicas, e horários podem contribuir para atingirmos o efeito desejado.

Na fotografia temos “As Horas Mágicas”, um momento de luz suave e difusa, pouco invasiva, que é capaz de revelar detalhes sublimes do tema da fotografia em questão. Podemos aproveitar essa hora quando ao nascer e ao por do sol, pois quanto mais baixo estiver o sol, melhor será as condições para as fotografias, seja para fotografar uma flor em vasto campo ou uma pessoa, aliás é nessa hora que poderemos obter um efeito romântico em nossas fotografias, ideal para fotografar casais em um parque. Evite utilizar o flash nessas condições, o melhor é aproveitar toda a beleza da luz natural do ambiente. Em contrapartida temos o período de luz alta (entre 10 da manhã e 3 da tarde) onde a luz é direta e forte, produzindo sobras profundas, brilhosas, pretas e sem detalhes, portanto cuidado quando for fotografar nessas condições, você pode “perder” as suas fotografias, porém o sol do meio-dia também pode criar imagens com silhuetas marcantes, e uma expressividade e força incomum em outros horários, é um bom momento para revelar as cores vivas das casas ou de uma cidade. Outro momento bastante interessante para fotografar é durante a noite, as fotografias nesse horário são bastante desafiadoras, mas os resultados podem ser incríveis, tente tirar uma foto do trânsito em uma avenida sem o flash com uma longa exposição e verá as luzes dos carros e da cidade, juntamente com o movimento das pessoas formarem riscos brilhantes na imagem. Nesse caso em que o ideal é utilizar um tripé, ou apoiar a câmera em alguma superfície plana para evitar que a mesma se movimente, mas como não existe regra na fotografia, uma imagem borrada nessas condições também pode ser interessante, dependendo do que você pretende passar com a sua foto. E então, gostaram? Que tal tentar aproveitar cada um desses momentos para colocar em prática o que eu falei aqui? Quero que descubram esses belíssimos momentos e anotem suas experiências e observações, por isso não colocarei imagens relacionadas.


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