Arquivo do blog

terça-feira, 12 de março de 2013

Parabéns Recife e Olinda!





    Parabéns para vocês! Recife e Olinda duas belas cidades que tem suas histórias confundidas com o do próprio Brasil, o que falar desses dois patrimônios históricos que guardam consigo toda uma leva de cultura capazes de retratar o desenvolvimento de uma nação? Recife, cidade que nasceu pelas águas, que encanta a primeira vista pelos seus rios, pontes, portos e igrejas, que alcançou sua glória e pleno desenvolvimento nos tempos de Nassau, que marcaram o processo de urbanização da cidade que ficou sob influência holandesa até 1654.
   Palco de inúmeras revoltas nativistas o povo do Recife sempre demonstrou sua soberania e luta pela liberdade, em episódios que foram de extrema importância para o Brasil que somos hoje. De uma simples vila de pescadores o Recife tornou-se uma cidade rica em história, cultura e monumentos
    Olinda claro, uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil que tem sua beleza expressa no próprio nome, que segundo o mito popular vem de uma suposta exclamação de fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da capitania de Pernambuco- “Oh, linda situação para se construir uma vila!”
   Foi no senado da câmara de Olinda que em 10 de novembro de 1710, o sargento-mor Bernardo Viera de Melo deu o primeiro grito em prol da independência nacional.
  Nessa próxima terça-feira Recife completa 476 anos e Olinda 478 anos, duas cidades irmãs constituídas pela misturas de europeus, negros e índios, refletindo toda essa riqueza de elementos nos “ritmos e sabores da cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário