Arquivo do blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Série Chaves







O que falar do seriado Chaves? Não tenho nem como explicar a influência dessa série para milhões de pessoas, muitas mesmo depois de adultas que ainda mantém o carinho e a paixão pelos personagens criados por Roberto Gomes Bolaños.
Exibido pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México a série que contava a história de um menino pobre e sem teto recebeu duras críticas, por mostras xingamentos e agressões físicas, porém não demorou muito para “El Chavo Del Ocho” se tornar um grande sucesso. No ano de 1975 cerca de 350 milhões de pessoas acompanhavam a série semanalmente e foi difundido por vários países da América Espanhola.
Um fato curioso é que devido à grande audiência o elenco do programa realizou uma turnê com uma série de apresentações ao vivo em teatros.
A série começou a entrar em decadência após a morte do Seu Madruga (Ramon Valdéz), a avó de Chiquinha que era interpretada por ela mesma, foi escalada para substituí-lo, mas os episódios não obtiveram sucesso, Seu Madruga era insubstituível, e parte do elenco ficou bastante abalado, como a Dona Clotilde (Angelines Fernández) que era muito sua amiga e durante o velório ficou por horas chorando e falando sozinha.
O programa chegou ao Brasil  em 1984 pelo SBT com 13 episódios e após o sucesso outros lotes foram adquirido,chegando a ser exibido em horário nobre durante 4 meses.
A rua da em frente a vila mudou três vezes,não posso deixar de citar também a misteriosa oficina “Taller” que sempre esteve presente no seriado.
Nos episódios mais antigos Bolaños teve de economizar com a produção, pois a Televisa não bancava nada, sendo assim todo o cenário era feito de papelão e isopor e o chão da vila era o próprio chão do estúdio.
O Brasil esteve presente em Chaves, sim! Ao menos no carro do Sua Barriga, uma Brasília amarela, que foi o primeiro carro da Wolkswagen com o desenho feito no Brasil e que possuía o nome nossa capital.
Bem a lista de curiosidades sobre o programa é bem extensa, afinal foram duas décadas de programas, com cerca de 1000 episódios divididos em 8 temporadas. Em 1990 a programa acabou, mas no ano de 2011 cerca de vinte países ainda exibiam Chaves regularmente em sua programação.
 Chaves sempre será inesquecível para todos os fãs, e claro, quem nunca teve a vontade de que os artistas mesmo velhinhos fizessem um remake do programa? Talvez essa seja a nossa demonstração de amor pelo nosso eterno Chaves!

Nenhum comentário:

Postar um comentário