Arquivo do blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tipos de Lentes





Você acaba de comprar sua primeira câmera DSLR e começa a sentir de maneira mais realista as emoções que a fotografia pode lhe proporcionar, com está câmera um novo leque se abre, colocando a sua disposição (e do seu bolso) uma infinidade de equipamentos e acessórios que podem te ajudar a conseguir melhores fotografias, claro que todo equipamento só terá seu máximo desempenho se for acompanhado do mínimo de conhecimento técnico, mas  não podemos de forma alguma desprezar a importância de termos os mesmos para a obtenção de boas fotografias, principalmente em algumas situações específica. Como o foco desse blog são fotógrafos iniciantes (meu caso), vamos à indagação de todos nós ao comprarmos a primeira DSLR: Quais lentes deverão escolher? Essa é uma pergunta que não pode ser respondida tão facilmente, ela depende muito do que você irá fotografar, como irá fotografar e suas preferências pessoais, mas vamos exemplificar os tipos de lentes que existem no mercado e suas principais características e utilidades.
Primeiramente devemos saber que uma lente é composta de elementos de vidros ópticos, côncavos e convexos que possuem o objetivo de concentrar os raios de luz, que pode ser direcionado para o sensor digital ou nos filmes negativos (caso das câmeras mais antigas) formando assim a imagem. Uma lente também possui mecanismo de abertura e foco, proporcionando assim nitidez e regulando a entrada de luz nas mesmas. A princípio temos dois tipos de lentes: A fixa e a zoom, as lentas fixas são aquelas que têm a distância focal pré-definida e não pode ser alterada, já as lentes zoom, possuem distâncias focais que podem ser ajustadas conforme a necessidade no momento da fotografia, um bom exemplo são as lentes 18-55mm que vem no kit de uma DSLR de entrada, através de um mecanismo manual o fotógrafo pode alterar a distância focal entre 18 e 55 milímetros. Cada fabricante disponibiliza uma imensa variedade de lentes, por isso analise bem a marca da sua câmera antes de comprá-la, comprou a câmera? Casou com a marca. Atente também se uma lente possui tanto a possibilidade de funcionar como o foco manual como no automático, as câmeras mais baratas da Nikon, por exemplo, não tem motor de foco interno, e nem todas as suas lentes dispõe de foco automático, tome bastante cuidado com isso, pois ficar manualmente não costuma ser fácil para quem está iniciando. Bem, vamos agora aos principais tipos de lentes:

Teleobjetivas:

 São como as de um binóculo, tem a capacidade de trazer (aproximar) para o centro de quadro uma imagem que está muito distante, pense nisso se for fotografar em um pássaro pequeno em cima de uma árvore, apenas com uma teleobjetiva é que você conseguirá enquadrá-lo, essas lentes são ótimas também para retratos, por conta do seu foco restrito, criam com mais facilidade aquele efeito borrado com pouca profundidade de campo. Procure uma teleobjetiva clara (abertura de 2.8, por exemplo), mas elas costumam ser bem caras.

Macro:

Essa é uma das formas mais apaixonantes de fotografar, tanto para profissionais como para amadores, retratar através das lentes objetos ou seres que muitas vezes nem são visíveis aos nossos olhos, como a penugem de uma folha, ou detalhes do corpo de uma formiga, é fascinante. Essas lentes geralmente são encontradas em três distâncias focais: 50 mm, 90 mm e 180 mm. As lentes macro devem oferecer pelo menos metade do tamanho do objeto verdadeiro que está sendo fotografado. Elas podem ser usadas para outras utilidades, mas o seu real objetivo é focar em objetos ou seres pequenos e que estejam muito próximos das lentes.

Grande-angulares e olho de peixe:

Essas são lentes com um grande ângulo de visão, elas “enxergam” mais em um espaço restrito. São perfeitas para fotografar um grupo de pessoas em uma sala apertada, por exemplo, elas conseguem enquadrar todos em uma mesma fotografia, apresentam distâncias focais entre 15 e 35 mm, as lentes que vem no kit das câmeras (18-55 mm) são boas grande-angulares, embora não sejam muito claras, o que dificulta o seu uso em situações de pouca luz. Uma lente zoom, grande-angular como uma 18-200 mm é bastante versátil. Ainda existem lentes com distância focal de 10 mm e visão 180 graus! São as chamadas “olhos de peixe”, com elas é possível fotografar dentro de uma sala pequena enquadrando três das quatro paredes, mas tenha em mente que essas lentes distorcem os cantos das imagens, linhas retas vão aparecer curvas, então elas possuem pouca utilidade prática.

Então é isso galera, esse é o básico sobre os tipos de lentes para quem está começando no mundo da fotografia, em breve voltarei escrevendo mais a fundo sobre as mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário